sábado, 13 de março de 2010

"Pra poesia que a gente não vive transformar o tédio em melodia." (Cazuza)




Todo dia a gente vê propagandas na televisão, recebe folhetos na rua, ouve alguém falar: Diga não às drogas! Diga não ao álcool! Diga não à isso, diga não àquilo. Por isso eu me senti no direito de, hoje, aqui, lançar uma campanha: DIGA NÃO AO TÉDIO!
Essa é pra todos que, assim como eu, estiverem se sentindo completamente, exageradamente - e por tempo indeterminado - entediados.
Vou confessar à vocês: ano passado eu reclamava da minha rotina, achava que tudo era muito cansativo. Todos os dias, ao acordar, minha mente era condicionada a pensar: "Ah, não! Tudo de novo hoje...". Então, por achar que eu estava me desgastando demais, por não concordar com tamanha agressão ao meu dia-a-dia, resolvi mudar a situação que tanto me incomodava: o habitual itinerário. Mudei. Abri 2010 com uma rasteira, um short e uma blusa 3/4 branca, pulei as 7 ondas e me fiz o juramento de que este ano ia ser diferente! Até agora, pelo menos, tudo está acontecendo de forma bem diversa do ano que passou. Principalmente quanto ao quesito que mais havia me causado incômodo em 2009: a droga de rotina!
Uma sinopse: Larguei dois trabalhos e parei a academia. Continuei na faculdade, no curso de inglês e concentrei as aulas de dança que eu dava em uma Academia todas para a Sexta-Feira.
Resultado: manhãs livres. Tardes de Terças e Quintas totalmente livres.
Ah, como era bom! Eu me sentia excessivamente aliviada. Parecia que 50 kg haviam sido retirados das minhas costas. A PRINCÍPIO. Há algo que nós não podemos negar: quem já se adaptou à rotina, por mais que reclame ininterruptamente, por mais que tenha uma ânsia infidável de sair de todas as suas atividades, por mais que viva dizendo "Que vontade de jogar tudo pro ar!" (típica frase de pessoas que sofrem de SR - Síndrome da Rotina) NUNCA irá se acostumar, pelo menos não por muito tempo, à vida ociosa. A pessoa se torna dependente. Necessita de um "veneno anti-monotonia", como diria Cazuza. Então eu vos digo, meus caros: se antes eu achava que fazer muita coisa era chato, agora eu tenho certeza de que fazer NADA é muito pior! O tédio é a coisa mais chata de todas as coisas mais chatas do mundo! Se é que vocês me entendem. É uma procura do que fazer que não acaba mais! Você inventa, inventa... mas parece que toda criatividade é exímia diante de tanto tempo que lhe sobra! Aliás, não parece. É. É e vai ser sempre. E só agora eu percebi. Definitivamente, desencantei-me. Pensei que uma pitadinha de tédio fosse me fazer descansar e, até mesmo, revigorar. Mas vi que não. Por isso, cá estou, tentando, DESESPERADAMENTE, voltar à minha velha e boa rotina, proclamando e divulgando, com toda intrepidez de minha parte, a campanha "DIGA NÃO AO TÉDIO!" ;)

17 comentários:

  1. adoreeei Lô #)
    escreves divinamente bem,só queria pensar que não fazer nada é chato ! haha
    Pq eu gosto mt do ócio :)
    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  2. É, Kami, eu falei por mim. Tem gente que, ao ler, se identifica, tem gente que não se identifica .. é relativo ;)
    Mas que bom que tu gostaste! Fico muitíssimo feliz! =)

    ResponderExcluir
  3. Égua preta, me descreveste aí hahaha. To num tédio sem fim, procuro algo e não sei o que é, ando pela casa, deito, vejo TV, ouço música, mas o tédio me consome. Adorei :*

    ResponderExcluir
  4. Haha! Que bom que tu te identificaste e gostaste tbm! Obrigada! :) Beijos

    ResponderExcluir
  5. Prima, gostei muito do teu texto, mas não me identifiquei! eu gosto de não ter nda pra fazer!! hehe =pp parabens!

    ResponderExcluir
  6. Ok, Mikael. Disseste que tu gostaste só pq tu estás ao meu lado, aqui em casa, né? Haha x) Brincadeira, primo. Fico feliz de tu teres gostado! E eu sabia que tu não ias te identificar quando tu lesses. Tu és a pessoa que mais gosta de não fazer nada no mundo inteiro! Hahaha #) Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olha Lorranazinha.. Vc esta de parabéns, tens o don de escrever menina.. adorei o que escreveste.. Nao sabia que sua vida era tão agitada assim.. Mas olha, eu ja fui assim tb, de ter váriassss coisas no dia, e meio que querer da um tempo pensando q poderia ser melhor, e cheguei sempre a msm conclusão que tu, não fzr ndaaa é um tedio! Mas agora como nunca me sobra tempo, pq vivo em epoca de prova, o tmpo q sobra nunca é tedioso, é sempre um alivio, ai da p dormir um pouquinho, namorar.. ehehe x)

    Mas olha, adorei teu blogue, mesmo se vc n tivesse pedido eu com certeza iria te seguir.. bjao e cnt entrando lá no meu p aprender umas receitinhas nvas.. bjao

    ResponderExcluir
  8. Cara, apoio a tua causa. Quando eu passei seis meses sem fazer nada, quase eu me mato; muito ruim o ócio ;/

    ResponderExcluir
  9. Beeelch!
    Amei teu texto cara!
    Não sei como, tens o dom de escrever tudo o que eu penso e não sei como por em palavras.

    *-*

    Prefiro Toddy ao tédio ;)

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto, amor! Já te disse que a gnt escreve melhor qnd tem conhecimento da causa, né?! ;) Nesse caso, não sei se isso é bom ou ruim! haha! Quando o tédio bater, vai escrever alguma coisa! Tenho certeza que o resultado vai ser tão bom quanto o dos posts anteriores! ;*

    ResponderExcluir
  11. Amandinha, obrigada, meu amor! E é claro que eu JÁ fui no teu blog pegar umas receitinhas! Hehe ;) Comentei lá também!
    Mylla, prima querida, realmente sabes do que eu tô falando! ;D Haha
    Belch, tu, mais uma vez, te identificaste com um texto meu. Sabes o que eu acho?! Que isso é maravilhoso =D Pareces muito comigo!
    Amor, realmente! Com conhecimento de causa é sempre melhor =) Já tô adaptando essa sugestão à minha vida ociosa! Hahaha #)

    Obrigada pelos comentários, gente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O TÉDIO REALMENTE É FODA E ENLOUQUECE, MAS QUERIA QUE SOUBESSES QUE AO LADO DE QUEM A GENTE AMA ELE PASSA TAO DESPERCEBIDO QUE CHEGAMOS A INGNORÁ-LO DE TAL FORMA E AÍ A GENTE ENTRA NA TAL INDIFERENÇA TÃO QUESTIONADA MAIS ALÍ PRA BAIXO... QUANDOO O TÉDIO SURGE COM PESSOAS QUE A GENTE AMA, ELE SIMPLISMENTE NAO SURGE PQ PRO AMOR ELE É INDIFERENTE. AMO TÁ AO TEU LADO E COM A GENTE NAO EXISTE TÉDIO QUE NOS SEGURE. E EM RELAÇÃO A MUSICA NADA MELHOR QUE DO QUE A MINHA CANTORA PREFERIDA DIZENDO QUE NÃO QUER CANTAR QUANDO NA REALIDADE TÁ LOUQUINHA DE VONTADE E QUANDO QUANDOO CANTA AQUELA MUSICA ENTAOO, ÉGUAA CARA ESQUECI O NOME, CARALHOOOO, PORRAAAA!!! AHHH JÁ SEI MEU AMIGO CHARLIE BROW, ISSO ESSA É A MELHOR.. PELAS SACANAGENS ELA VAI FICAR NA MEMORIA ENTERNAMENTE E QUANDO EU ESTIVER BEM VELINHA VOU OUVÍ-LA COM UMA DORZINHA NO PEITO MAS COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  14. 1- eu ri mto desse final do comentário da Ramonny.
    2- é,amiga.Tu, realmente, deves tá bem entediada com tempo de sobra pra criar, e manter um blog, aoiuaoiua. Mas é isso ai mesmo: não ao tédio! Tem que arranjar alguma coisa pra fazer.O meu tempo mais ocioso esses tempos foi semestre passado, quando eu tinha as manhãs livres pra dormir*-* (ao invés de estar estudando como planejado). Enfim, resolvi voltar pra contribuir mais com a sociedade e cmg mesma.Cansei do ócio!
    bezo, aliás,dois bezos :** Jt

    ResponderExcluir
  15. ai Lo, to te falando, to me encontrando em voce! contrariando cliches, eu gosto e da rotina sabia?! por mais que minha vida esse ano esteje beeeeeem corrida, meus dias nunca deixaram de estar acompanhandos de felicidade, felicidade rotineira! hahah falando nisso, deixa eu ir estudaaaar! uauhaua beiijos amiga, amei o blog!

    ResponderExcluir
  16. Só tu mesmo, Jéssica! O comentário da Ramonny tá igual a música Sentimental, dos Los Hermanos: "quem é mais sentimental que eu?" hehe.
    Mas tá lindo! #)
    Então, Bruninha, eu já venho percebendo isso há um tempo! Haha x) somos parecidas em muitas coisas mesmo! Existe muita afinidade na nossa amizade! E que boom! ;D
    Obrigada pelos comentários, gente!
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. meu deeeeeus, eu vou votar nesse texto como o melhor porque ele simplesmente traduziu tudo o que eu estou sentindo nesse momento, hoje é domingo exatamente 18:38 da noite, eu to no auge do tédio, ate minha frase do msn é um relógio e tres pontinhos, as horas não passam!
    kamizuda o ócio realmente é bom mas quando é demais é insuportável!

    beijão! :*

    ResponderExcluir