terça-feira, 16 de março de 2010

"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende." (Arthur Schopenhauer)



Eu não sei vocês, mas eu, pelo menos, amo música! Fico simplesmente extasiada quando as melodias atravessam o meu canal auditivo. Mas eu amo música boa. Música de qualidade. Música que, definitivamente, DÊ pra se ouvir. Sou bem eclética, admito. Mas há algumas coisas por aí... que eu prefiro mesmo chamar de "coisas", porque músicas não não; nem nunca vão ser, diga-se de passagem. Mas, ok, cada um com seu gosto (e que péssimo gosto alguns têm!). Tenho uma paixão demasiada por músicas que tocam a alma. Sim! Música é muito de alma! Como bem disse, um dia, o escritor Rubem Alves: "Toda alma é uma música que se toca". Você pode até admirar uma boa composição, um bom arranjo, uma boa interpretação... mas se a música não tocar a sua alma, fica por ali, na admiração mesmo. Mas se ela tocar... digo: se você bater o olho e pensar: "Para tudo! Essa música foi feita pra mim!", ah, meus caros, aí tudo muda. O Universo inteiro conspira a favor. É questão de se identificar. De tocar a alma, como eu venho dizendo. Isso não quer dizer que eu deixe de comprar Cds, porque nenhuma música me tocou e nem pareceu ser feita exatamente pra mim. Isso seria uma asneira tamanha! Mas é que quando existe essa música, que parece ter sido inspirada na sua vida, a sua vontade de comprar é muito maior. Você tem a sensação de que o seu dinheiro foi mais bem empregado, exclusivamente por causa daquela canção. Não sei explicar muito bem. Mas Chico Buarque saberia...
Eu posso dizer, com toda certeza, que pra cada fase, pra cada etapa, pra cada acontecimento da minha vida existe uma música! Há músicas que, quando eu ouço, eu lembro exatamente de algum fato marcante que me aconteceu. É instantâneo: ouvi - lembrei. E aposto que com você acontece o mesmo! "A música cria um passado que ignorávamos" (Oscar Wilde). O engraçado é que, ao ouvir, e até mesmo ao ler certas músicas, a gente acaba achando que o compositor as compôs pensando na gente, no nosso dia-a-dia, na nossa situação vivida, não é? Às vezes isso até me impressiona.
"Como assim?! Por que ele está falando isso?! Impossível! Isso aconteceu comigo! Chico Buarque anda investigando minha vida, e eu não sei?!". Tudo bem, segunda vez que falo de Chico Buarque. Preciso revelar: amo Chico! Gente, parece que esse homem me entende em todas as situações! Sempre que ouço uma música sua, que retrata exatamente o que eu estou passando, o pensamento vem automaticamente: "É, Chico, só você pra me entender." Mas, é claro, Chico é apenas uma de minhas preferências. Não gosto muito de fazer citações, porque sempre me esqueço de algo/alguém, e acabo me arrependendo depois. Mas posso dizer que não há nada como uma MPB, uma Bossa Nova, um Samba de Raiz... e por que não um Rock?! (Mas rock bom, tá, gente?! Por favor!)
Jurei, antes de começar o texto, que não iria revelar minhas preferências. Mas isso é um feito quase impossível, pelo menos pra mim, quando o quesito é música. Por isso, desculpem-me! Mas aí estão minhas seleções de gêneros musicais. E, afinal, pra que esconder, não é mesmo? Já diz o ditado: "Gosto é que nem...", bom, melhor parar por aqui.




13 comentários:

  1. Beeelch!

    Muito bom esse teu texto.
    Também AMO música, e concordo quando dizes que tem momentos que algumas músicas foram feitas exatamente pra gente, pra uma situação, um momento...

    E realmente, Chico é a tua cara!
    hehe

    Bjas ;**

    ResponderExcluir
  2. acho que só não gosta de música quem é surdo mesmo,porque,convenhamos,há coisa melhor do que aquele som que te faz desestressar, espairecer, pirar, suspirar, elouquecer ...?
    Sem contar que elas mostram um pouco de vc, como vc está e o que está sentindo. Dom maior que Deus deu aos homens foi o poder de criar um zunido, hje chamado música.

    ResponderExcluir
  3. É.. esse negócio de música é coisa séria! Se pararmos pra pensar que o hit do momento é "Rebolation", percebemos, realmente, que cada música tem o ouvido que merece! hahaha! ;) Mt bom o post, amor! ;*

    ResponderExcluir
  4. "Eu posso dizer, com toda certeza, que pra cada fase, pra cada etapa, pra cada acontecimento da minha vida existe uma música! Há músicas que, quando eu ouço, eu lembro exatamente de algum fato marcante que me aconteceu. É instantâneo: ouvi - lembrei."
    Até hoje, eu ainda não consegui encontrar uma musica que seja realmeeeeeeeente a musica da minha vida sabe amiga ;s mas o Chico com certeeeeeeeeeeeza foi o cara que mais chegou perto, parece que cada música dele fala de um pedacinho de algo que eu ja vivi, ou que eu penso!
    Ah, e tenho que confessar que eu me senti elogiado com os teus estilos musicais, por incrivel que pareça (ou não) gostamos das mesmas coisas, mas eu me arrisco ainda em dizer, que sou muuuuito mais eclético que tu ;x é claro que sem perder o bom gosto ;D
    -
    muuuuito bom o post amiga, agora venho sempre aqui :* a.neto

    ResponderExcluir
  5. Gostei do blog, é de muito bom gosto, parabéns!
    Também sou apaixonada por música e como vc, tento não citar minhas preferências, mas há exceções né, e não citar o "nosso" Chico é quase indigno haha ...

    volto aqui mais vezes :D
    bjs

    ResponderExcluir
  6. A cada dia que te conheco, descubro mais um pedacinho de mim em voce Lo hahah sou exatamente assim, nao existe musica mais praserosa do que a que toca a alma!
    ameii!
    Bru M. :*

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o seu blog, música pra mim é coisa de momentos, há músicas que são marcantes em nossas vidas, concordo com você em vários pontos e também sou bem eclético. Realmente algumas parecem que foram feitas para nós, tocam bem no fundo da alma, outras apenas mechem com o nosso corpo, não nos deixam ficar parados, outras são insuportáveis, mas questão te gosto é assim mesmo, nunca estamos satisfeitos com tudo! Lorrana, continue abordando assuntos tão interessantes quanto esse, farei questão de visitar várias vezes seu blog!

    Jota M.

    ResponderExcluir
  8. vc escreve muito bem, gostei do blog, tem opinião crítica, muito bacanaa, parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Obrigada gente! Amo saber que vocês estão gostando dos textos, que vocês estão gostando do blog! Isso me inspira ainda mais! ;D Mais uma vez: obrigada! Beijão ;*

    ResponderExcluir
  10. que texto lindo, Loo ! Gostei muito do que li, mas tenho que admitir que não concordo contigo em uma só coisinha.
    Acho que a música toca nossa alma com uma profundidade maior não porque quando escutamos uma determinada letra pensamos que pra nós foi escrita, mas sim porque ao prestarmos atenção nela e compararmos com nossas experiências, percebemos que não somos os únicos em certas situações.
    E é nisso que eu vejo o encanto, as letras são adaptáveis à situações dependendo da maneira com a qual a gente interpreta, vão sendo moldadas de acordo com o entendimento e as vivências de cada um.

    Teu blog tá interessantíssimo. E já virei leitora assídua :)

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Loo ! Quando a música toca a nossa alma, é como uma hipnose, uma sintonização com tuas emoções mais íntimas e intensas, como se ela entrasse pelos poros da tua pele, invadisse o coração e justamente , a alma. É mais do que o simples ouvir, é o sentir. Um sentir fantástico ! Adorei a forma como abordaste isso, foi maravilhosa . Pelo visto não é só o Chico que nos entende, haha. Tá excelente o blog, amg. Já podes mesmo me considerar leitora assídua, também.

    ResponderExcluir
  12. Marina, Kétemy... e todos vocês: estou extremamente lisonjeada! Obrigada pelos elogios. Mas obrigada, principalmente, pelas visitas e pelos comentários estimulantes de vocês. Já disse e repito: isso me inspira cada vez mais! Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  13. Concordo com vc Lorrana, as músicas são maravilhosas quando sentimos que tocam nossas alms, seja por melodia, seja por letras, concordo também com a Marina e com a Kétemy, além de encantar a alma ela se faz interessante pelo entendimento que proporciona pra cada um que a ouve, de acordo com suas vidas. Acrescento somente que além de tudo que ja foi dito no texto e nos comentários, ela é incrível também por que em determinadas situações, simplesmente ela fala por você, seja o que vc gostaria de falar com palavras ou com ações.

    Adorei esse texto, é claro que quando o assun to é músia eu ja me animo né? assim como todos eu nada mais nada menos que AMO música, sou uma eterna apaixona por música!

    beijoo! *:

    ResponderExcluir